quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A dominação segundo Max Weber

Primeiramente, gostaria de refletir sobre a questão de dominação. Sabe-se que onde há um grupo dentro de qualquer sociedade, baseado em regras, hierarquias de um sistema, há os dominados e os dominantes. Dentro deste ponto de vista, Weber analisa os diversos motivos que levam à submissão, instituindo-se cargos e as características dos que mandam e dos que obedecem. Dividindo-as em três tipos:

Dominação legal, que dá-se através da criação de estatutos regulamentados objetivando um fim específico. Há leis para todas as classes, e o domínio é exercido por estas. Os membros são funcionários, com contrato, pagamento fixo, graduado, deve proceder de forma técnica , formal, sem envolvimento emocional.

Dominação tradicional
, existe baseada em crenças há muito tempo existentes. A submissão se dá pelo respeito e fidelidade ao “senhor”.Torna-se impossível pelos integrantes criar-se novos direitos, o estatuto tem caráter de “para sempre”. O caráter das relações não é baseado no dever ligado ao cargo, mas na fidelidade pessoal do servidor. Existem duas estruturas distintas, a puramente patriarcal , onde os servidores são totalmente dependentes de seus senhores numa relação de posse. E a estrutura estamental, onde os servidores são pessoas independentes, a hierarquia é estabelecida por privilégios.

Dominação carismática
, influenciada diretamente por fatores emocionais, afetivos e dotes sobrenaturais. A dominação é exercida por líderes, os dominados são os apóstolos. A obediência é estabelecida não por regra, por cargo , mas sim por crença nas qualidades do líder. O quadro administrativo é formado segundo dons, vocações pessoais.

por Gisele Berving Martins.

Nenhum comentário: