sexta-feira, 14 de março de 2008

Sociologia - Filmes da semana e leituras da próxima

Para quem gostou do filme que assistimos nesta semana na aula de Sociologia, sugiro que assistam aos filmes mais recentes do cineasta Michael Moore. Podem ser encontrados em muitas videolocadoras da cidade. Encontro com facilidade na 100% Video, em frente ao Palato. Alguns entre eles são Tiros em Columbine (filme ótimo para analisar o medo de sair nas ruas que contamina nossa cidade), Farenheit 11/09 (premiado com o Oscar de Melhor Documentário de Longa Metragem, crítica ao governo Bush, à guerra no Iraque, à omissão perante a queda das Torres Gêmeas), além de uma interessante participação do cineasta no genial documentário Corporação (podem achar como Corporation. Este eu exibiria na faculdade, mas é muito longo. A melhor análise do capitalismo atual que já vi num filme - para fazer seu download, clique aqui).

Lembro a todos que, logo, logo, Michael Moore estará nos cinemas com o mais recente (e que disputou o Oscar também) documentário Sicko - $O$ Saúde, sobre o sistema de saúde pública dos Estados Unidos.

Lidaremos na próxima semana com Émile Durkheim e a criação do método sociológico. Foi sugerida a leitura dos 3 primeiros capítulos do livro As regras do método sociológico. Podem fazer o download do livro no blog. São capítulos muito curtos. Será fácil ler em seguida o capítulo sobre Durkheim em Um toque de clássicos (este livro é bom mesmo) ou o capítulo sobre Durkheim no livro As etapas do pensamento sociológico (pode ser encontrado na biblioteca da faculdade).

Nenhum comentário: