sábado, 1 de março de 2008

Sociologia - leituras complementares

Como avisei na sala de aula, seguem-se algumas sugestões de leituras complementares. Se alguém já estiver seguindo bem nos estudos com os dois textos propostos em sala sobre o Materialismo Histórico (Atualidade de Marx; Marx, Direito e o Mundo do Trabalho), pode se dar por satisfeito. Se quiser se aprofundar em temas específicos, então pode continuar a leitura com estas sugestões.


Marx possui dois importantes textos metodológicos. A concepção de mundo segundo o Materialismo Histórico está presente em dois textos que apenas se tornaram conhecidos após a morte do autor, ambos ainda sob a forma de manuscritos. Um deles é o texto que ficou conhecido como Teses ad Feuerbach. Trata-se de um conjunto de pressupostos numa só folha de papel que delimitam as distinções entre as idéias do autor e a distinção do seu método de compreensão do mundo em relação a tudo que fora feito até então.

Outro dos textos é A Ideologia Alemã. Pela primeira vez foi publicado na íntegra e sem cortes em português no ano passado, pela Editora Boitempo. Não é difícil perceber a relação existente entre ambos. Escrito em co-autoria com Friedrich Engels e, como diz Marx em outro texto, deixado à "crítica devoradora dos ratos", este manuscrito trazia a linha de raciocínio para que a tão vasta obra de ambos tivesse coerência.

Sobre o Direito e o Estado, Marx deteve-se por algumas vezes. Em três textos, Marx se refere, respectivamente, às bases da teoria dos direitos fundamentais, à possibilidade de efetividade constitucional (e ao caráter econômico das alianças partidárias) além de, no terceiro, examinar a racionalidade estatal e de que modo o Direito alimenta as desigualdades sociais. São: A Questão Judaica; O XVIII Brumário de Luis Bonaparte e As Glosas Críticas Marginais.

Karl Marx ainda resumiu as idéias centrais das suas obras econômicas numa palestra, Salário, Preço e Lucro.

Sobre a teoria da revolução em Marx, penso que complementar à leitura do Manifesto Comunista (pelo menos em seu primeiro capítulo), seja ler o livro Sobre o Socialismo, de Ivo Tonet (para ler outros artigos e livros de Ivo Tonet, clique aqui). Pequena obra de grande clareza, em edição de bolso o autor examina muito bem o que significa transformar o mundo desde seus fundamentos e, de fato, superar desigualdades socioeconômicas.

Para conhecer outras obras de Karl Marx em português pela internet, clique aqui.

Reforço: não são de modo algum leituras obrigatórias para as aulas, mas complementares, que podem esclarecer temas específicos segundo o interesse de cada um.
As leituras obrigatórias para as aulas continuam sendo apenas a Atualidade de Marx e Marx, Direito e o Mundo do Trabalho.

Nenhum comentário: