sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Antropologia: organizando as leituras

Na terça-feira de manhã, na aula de Antropologia Jurídica, teremos uma conversa com o antropólogo da Procuradoria da República e professor de Antropologia Jurídica da FAMA, Ivan Farias. É uma oportunidade para organizar as leituras para as semanas seguintes e adiantar anotações para o trabalho da disciplina. Os colegas do 2o período noturno que possam aparecer estão desde já convidados.

Por termos essa semana para organizar possíveis estudos pendentes, seguem algumas outras leituras interessantes. A maioria da turma já tem cópias dos livros Iniciação ao conhecimento da Antropologia Jurídica e Antropologia para quem não vai ser antropólogo. Para aqueles que têm esses títulos, sugiro que procurem os temas das duas últimas aulas e tragam anotações sobre o possível impacto daquelas categorias sobre o Poder Judiciário para o Ivan e para mim na próxima aula.

Para quem estiver em busca de outras leituras, sugiro que procure na biblioteca da faculdade Antropologia: uma introdução, de Marina de Andrade Marconi e Zélia Maria Neves Presotto. É um dos manuais mais procurados nos cursos de Antropologia fora de Ciências Sociais, com diversas edições já lançadas.

Outro título interessante é, de François Laplantine, Aprender Antropologia. Trata-se de uma reflexão sobre a importância de Émile Durkheim e Marcel Mauss para a história da Antropologia.

Enviei por e-mail minhas apresentações em PowerPoint usadas nas duas últimas aulas. As capas de livros que aparecem nos slides correspondem àqueles que podem ser encontrados na biblioteca da faculdade. Lembro a todos que nosso plano de ensino é feito, quase todo, por livros da biblioteca.

Nenhum comentário: